Era dia 25 de Dezembro, estava sendo comemorada a festa mais importante do ano.
As crianças recebiam presentes, um adulto se vestia de bom velhinho e os adultos se divertiam num canto como seus filhos.
Após a virada da noite mais esperada as crianças já estavam cansadas, os adultos exaustos e os mais idosos nem mais presentes estavam. Mas faltava um grupo, o dos jovens adolescentes,
Estes estavam felizes, vivos, conversando e brincando sem nenhuma sombra de exaustão, ganharam poucos presentes como esperado, mas nada que os deixassem tristes.
Eu, pertencente a este grupo, não me sentia bem, estava desanimado, queria sair, mudar, fazer algo diferente.
Pensei, perguntei, arrumei e fui.
Fui a casa, preparei minha mala, tomei banho, vi as passagens, liguei para a família em cabo frio e fui em 10 minutos de volta para a casa de meus tios, aguardar a saída de um para o trabalho.
Motorista, trabalhava em uma empresa de ônibus que me deixaria na porta da Rodoviária, era comprar e zarpar para um fim de semana de distração, descanso e alegria, veio o que parecia o presente que não tinha.
Ao me despedir da família, fui a encontro da minha irmã, dei-lhe um beijo, disse para onde ia e fui.
Desesperada, correu atrás de mim e brigou , pois não a tinha chamado. Correu a minha mãe, brigou novamente e se despediu. Ela iria junto.
Correu até em casa e numa briga contra o tempo de serviço do nosso tio, arrumou o que seria sua mala em exatos 5 minutos. Ofegante, pensei para me redimir, pegar uma garrafa de água, assim fiz, entramos no carro, depois no ônibus, depois em outro ônibus e agora já nos encontrávamos a meia hora do destino final.
Ainda era dia 25, chegamos à casa do nosso tio.
Ele se mudou, apartamento, perto da praia, dois andares vulgo duplex, lindo. Mas a felicidade não era essa, agora, estávamos nos sentindo independentes, preparamos mala, combinamos e viajamos sozinhos para outra região. A felicidade estava no ar.
Ao chegar à nova casa, novo susto,lá estavam os parentes de férias.
Difícil imaginar uma viajem com novas pessoas, não era possível saber como seria a convivência daqueles 6 adolescentes em uma casa com mais 4 adultos e 3 idosos, sendo uma a titia vulgo moema a velhinha que já estava gagá, só lembrava do passado e chamava a família já morta, uma comédia só.
A felicidade foi instantânea, agora pairava sobre nós o medo.
Momento clichê, apresentações, abraços, desejos de feliz natal, tudo de bom e assim o dia ia passando, nem nós nem eles nos sentíamos mais em casa, agora estranhos estava junto, para amenizar a situação, um jogo: UNO. Foi o momento da virada.
Só os adolescentes jogando, adultos em volta conversando e as senhoras “tricotavam”.
Algumas horas, a convivência foi ficando melhor, estávamos agora, calmos, felizes e nos divertindo como velhos amigos.
Os dias passaram, a noite apareceu e mais um desafio, sair com os “parentes da prima”,
no momento quase nosso. À noite tudo era diversão, todos bem, situação difícil e inesperada, foi quase um milagre posso dizer, um presente.
Os dias passaram e noites mal dormidas de jogo e conversas houveram, agora já éramos todos da mesma família, da mesma tribo, juntos em um mesmo contexto.
Já não havia mais o medo inicial, mas tínhamos uma preocupação, a partida se aproximava, a convivência tão forte de um grupo durante 5 dias , 24 horas, seria quebrada pela partida.
Inicia o sofrimento,"tchaus" e abraços viemos embora, ficou a saudade, mas a certeza de que haveria o reencontro, esperado e acompanhado.
Havíamos ganhado um maravilhoso presente de fim de ano. Uma nova família, que vai ficar guardada na memória, Sempre. Obrigado.
Varanda literária do CECA
Há 9 anos
3 comentários:
Ahh João :) Que lindo! Também sinto que ganhei um presentão =D Vocês são maravilhosos! Agora é aguardar com um aperto no coração e muita saudade o dia do reencontro!
Mas fique sabendo que eu AMEI a parte da família que eu não conhecia! E que agora quero ter o prazer de conhecer cada vez mais!
Carnaval tá aí?!
Beijos enoormes! =*
Joãooooooo (: .
Que maneiro Cara!
Foi muito bom ter conhecido vocês! meus novos primos!
Vai ficar a saudade .
Mas carnaval vamos estar todos juntos de novo!
Todos em Familia .
Abração!
Aiin amor... Chorei *-*
Te amo de monteeeees !!
Obrigada pelo presente !!
Amo vcs !!
Família geração "2000" reunida...
ADOREI !!
Mais e mais praias virão !! Mais e mais Subways... (hahaha) !! Mais e mais praias !!
Beijos !!
Postar um comentário